Os celulares contam com ótimas tecnologias em praticamente todos os componentes e é comum que eles esquentem um pouco, chegando em torno de 40 graus. Isso ocorre porque os celulares precisam de eletricidade para funcionar, e quando a energia circula o calor é inevitavelmente gerado.
Por que o celular esquenta?
O problema ocorre quando temos muito calor gerado, o que incomoda o uso e até mesmo ao segurar o aparelho, quando isso acontece o celular pode reduzir a sua performance para que ele esfrie e caso não consiga, pode fazer a bateria perder a capacidade mais rápido ou o processador sofrer danos físicos, o que faz o celular travar. Em situações muito extremas o celular pode até chegar a pegar fogo ou explodir.
Entenda quais são as principais causas que fazem o seu smartphone esquentar.
Carregar bateria
Recarregar o celular com um carregador rápido ou não, pode sim aumentar a temperatura do aparelho, afinal, está ocorrendo a troca de energia e o aparelho deve estar sem utilização enquanto carrega.
DICA: Muito cuidado ao carregar o celular a noite, embaixo do travesseiro, isso com certeza pode danificar o aparelho ou até mesmo pegar fogo, pois não tem nenhuma ventilação.
Uso intenso do processador
Jogos e aplicativos mais pesados também exigem muito do processador e isso afeta a temperatura do aparelho, por isso, caso esteja jogando ou executando uma tarefa pesada, tire a capinha do celular e não faça isso com o carregador conectado.
Tela com brilho no máximo
O Brilho da tela no máximo enquanto assiste um vídeo também aumenta a temperatura do aparelho, por isso, muito cuidado ao ver sua série favorita ou assistir sua live no Youtube.
Capas Originais
Utilize sempre capinhas originais no seu aparelho, pois elas vão tomar todo cuidado para que seu smartphone tenha a ventilação necessária. Capinhas paralelas podem tampar regiões importantes o que resulta em um superaquecimento.
Aplicativos rodando em segundo plano
Fique atento também com os aplicativos que rodam em segundo plano, eles podem exigir um poder de processamento maior do seu aparelho o que vai resultar em um aquecimento.
As proteções de tela com animações também geram um aquecimento maior no smartphone, então fique esperto com essas customizações.
Aplicativos com bug e atualização do sistema
Algumas atualizações que podem vir com problema também resultam em um consumo maior de bateria, o que gera o aquecimento no aparelho. Por isso, fique atento com as atualizações que recebe e se possível verifique sempre o que foi modificado no sistema, para então ter ideia se pode causar esse problema.
Como resfriar o celular
Pode parecer lógico, mas NUNCA coloque o aparelho na geladeira ou na frente do ar condicionado, a temperatura baixa e humidade podem causar danos muito graves ao aparelho.
Caso seu aparelho seja a prova d’água, não recomendamos colocar na agua ou embaixo da torneira.
A primeira dica para resfriar seu aparelho é, retire a capinha caso esteja utilizando uma, diminua o brilho da tela e desligue funções importantes do aparelho como bluetooth, wifi e 3G/4G. Caso consiga colocar o celular no modo avião é melhor ainda pois vários recursos são desativados o que aumenta a chance de resfriar mais rápido.
Outra sugestão é colocar o aparelho na frente de um ventilador comum ou até assoprar o aparelho.
Como identificar o motivo do meu aparelho esquentar muito
Para resolver o problema de aquecimento precisamos identificar o motivo.
Caso você perceba que o celular esquenta enquanto carrega e se o aquecimento é na região próxima ao cabo de energia, provavelmente o problema seja o carregador que esta usando, nesse caso indicamos carregadores originais vendidos pela fabricante do celular, pois modelos piratas podem sim resultar em problemas maiores no aparelho.
Aliás, o local onde o aparelho carrega, deve ter ventilação, NUNCA carregue o aparelho embaixo do travesseiro, já que superfícies acolchoadas podem acumular calor.
Caso a região mais quente seja a tela, talvez você esteja tempo demais com a tela ativa e com o brilho muito forte, por isso, crie o hábito de abaixar sempre o brilho e reduzir o tempo de uso.
Se a região de mais aquecimento for a traseira, talvez seja a bateria ou processador que estão trabalhando em excesso, nesse caso precisamos analisar mais.
Vá até a área de gerenciamento da bateria do celular, lá é possível verificar uma lista de quais aplicativos e componentes consomem mais a bateria do seu aparelho.
Analisando esses gráficos mais recentes, os aplicativos que mais consomem energia, provavelmente tem uma grande parcela na culpa do aquecimento, nesse caso, desinstale os apps para evitar problemas futuros. Caso seja um app de muito uso, fique um tempo sem utiliza-lo para melhorar a temperatura.
Se mesmo assim seu aparelho estiver esquentando, troque o plano de fundo para um mais simples, desinstale apps desnecessários ou widgets que não utiliza mais. Também pode ser importante fazer alguma varredura no aparelho de arquivos inúteis.
Ainda assim se o problema não for resolvido, faça um backup dos seus arquivos e redefina o aparelho para as configurações de fábrica, depois instale apenas o que for necessário e acompanhe o desempenho.
Após todas essas tentativas, se ainda não resolver, só levando em um assistência para uma análise mais detalhada.
Espero que esse artigo tenha ajudado vocês, deixe nos comentários se nossas dicas foram úteis e resolveram o seu problema.
Se você estiver em busca de um aparelho novo, sugiro que leia nosso artigo com as melhores marcas e aparelhos em 2021, nesse artigo colocamos alguns links para a Amazon. Até a próxima.