Android 13 é anunciado trazendo novidades em privacidade e segurança

0

O Google anunciou no último dia 11 o lançamento do Android 13 na conferência Google I/O. Foi apresentado na ocasião a versão beta do sistema operacional.

Como já fora anteriormente mostrado aos usuários através do Pixel, o upgrade do sistema não traz grandes novidades no visual.

As grandes mudanças que a nova versão do sistema traz estão focadas na melhoria do desempenho geral do sistema assim como na segurança dos aparelhos e privacidade.

Confira aqui as principais novidades:

Notificações no Android 13

Uma das novidades mais aguardadas chega agora com a versão 13 do sistema operacional, a permissão para o recebimento de notificações.

Ao acessar um novo aplicativo instalado no smartphone, o usuário deve se deparar com uma mensagem questionando a possibilidade de envio de notificações. Embora seja algo totalmente novo para os usuários do Android, a funcionalidade já é bem conhecida para os usuários do iOS.

Modificação nos ícones

O novo sistema operacional do Google contará com quatro diferentes estilos temáticos inspirados no Material You que está disponível também no Android 12.

Os ícones agora ganharam o tom de acordo com a interface e o plano de fundo escolhidos pelo usuário.

Além disso, o ícone de controle de mídia se adapta igualmente de acordo com a música que está tocando. Uma funcionalidade realmente diferente e inovadora para os usuários.

Para os poliglotas será possível configurar o aparelho para mostrar mais de uma língua. Nesse sentido, o usuário poderá utilizar o aplicativo do seu banco, por exemplo, em português enquanto utiliza suas redes sociais em inglês, ou vice-versa.

Bluetooth Low Energy

Outra importante novidade que o sistema trará em sua décima terceira versão consiste no suporte nativo para Áudio Bluetooth Low Energy ou BLE.

A novidade deve resultar em um gasto de bateria cerca de dez por cento menor do que o consumo normal para esse tipo de transferência. Além disso, o Bluetooth Low Energy garante melhor qualidade de áudio para dispositivos sem fio, além de assegurar a possibilidade de conexão de mais de um dispositivo simultâneo.

API de Photo Picker

O API de Photo Picker é responsável por trazer mais privacidade e segurança para o usuário. A partir do API de Photo Picker o usuário poderá controlar exatamente o que compartilha com os aplicativos que utiliza. Por exemplo, a partir dessa funcionalidade será possível por exemplo compartilhar apenas os documentos e arquivos previamente selecionados. No caso das fotos e vídeos, somente as fotos e vídeos selecionados pelo usuário serão compartilhados.

Além disso, a listagem dos aplicativos que demandam autorização para uso da localização do usuário será reduzida.

Não será necessário, por exemplo, ativar a localização para verificação do Wi-Fi. O que traz ao usuário mais privacidade e segurança.

Self-Share

Uma das principais novidades também consiste no Self-Share que é uma adaptação do Nearby Share que visa facilitar o compartilhamento de arquivos. O Nearby Share funciona de maneira similar ao AirDrop presente nos dispositivos da Apple, onde se torna possível o compartilhamento de arquivos pelo computador e outros disponíveis.

No caso do Nearby Share o compartilhamento ocorre por meio dos dispositivos de mesa, como computador com Windows e Chromebooks.

Disponibilidade para utilização do Android 13

Até o presente momento o número de dispositivos que poderiam utilizar o novo sistema operacional da Google está limitado aos aparelhos da Pixel.

Nesse sentido podem desfrutar do novo sistema operacional os aparelhos Pixel da linha 6 e 6 Pro, Pixel 5, 5a e 5G, Pixel 4a, Pixel 4XL e Pixel 4.

Atualmente as primeiras marcas a receberem o sistema operacional são a Nokia, Asus, OnePlus, Oppo, Lenovo, Sharp, Vivo, Realme, Tecno, Xiaomi e ZTE.

O novo sistema operacional também trouxe melhorias no sistema da Play Store.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui