Quando temos o celular roubado, o perigo da perda de dados, arquivos e acesso a informações pessoais é a principal preocupação. No entanto, existem algumas opções para rastreio e bloqueio do aparelho, seja para tentar recuperá-lo ou desabilitá-lo por completo. Com a evolução da tecnologia, os celulares começaram a ter seus sistemas aprimorados e funções de segurança adicionais para esse tipo de situação, para que os consumidores consigam se proteger em situações adversas, seja de roubo ou perda.
Entenda como utilizar essas funcionalidades da melhor forma e garantir sua segurança.
Como rastrear um celular Android
A principal medida a se tomar é conferir se o sistema de localização está ativado no seu celular, vinculado à sua conta Google para que, em caso de roubo, possa ser encontrado. Para fazer isso no Android, vá nos menus Configurações > Google > Segurança > Encontrar Meu Dispositivo. Observe se a opção está em Ativado. Uma vez ativa, essa funcionalidade permitirá consultar a localização e algumas ações no seu aparelho.
Uma informação importante é que na maioria das vezes, variando de acordo com o aparelho, é preciso ter uma internet conectada ao celular perdido para efetuar os comandos de segurança disponibilizados pelo Gerenciador de Dispositivos do Google.
Para acessar o rastreamento em caso de perda ou roubo, você pode:
- Acessar o link http://android.com/find em algum navegador
- Baixar e abrir o app Encontre Meu Dispositivo em outro aparelho
Em qualquer um desses caminhos, você chegará ao Gerenciador de Dispositivos, que indica a localização do celular e permite a ativação de três funções:
- Reproduzir som: Essa opção faz o aparelho reproduzir um alarme em volume alto por até 5 minutos, mesmo que esteja em modo silencioso. Pode ser muito útil em caso de perdas.
- Bloquear: Faz o celular ser bloqueado completamente por uma senha, impossibilitando o uso. Caso você consiga recuperar o aparelho, pode desbloqueá-lo com uma senha.
- Limpar: É a mais crítica das três funções, já que apaga tudo que tem no aparelho. Em situações em que seja impossível recuperá-lo, essa opção garante que suas informações e arquivos não sejam acessados por ninguém. Vale lembrar que que depois de utilizar o Limpar, o Gerenciador de Dispositivos não será capaz de localizar o dispositivo novamente, já que finaliza todas suas funções.
Como rastrear um iPhone ou iPad
Nos iPhones e iPads, dispositivos com sistema iOS, as opções de rastreio ficam conectadas à conta do iCloud, e a recomendação principal é a mesma: Verificar de forma preventiva se a função de localização está ativa no aparelho. No iOS, ela se chama Buscar Meu Iphone e pode ser ativada acessando o caminho Ajustes > (Seu nome) > (Seu iPhone) > Buscar iPhone. Observe se a chave está em Ativado, incluindo as demais opções, como Última Localização.
Para acessar o rastreamento em caso de perda ou roubo, você pode:
- Acessar o link http://icloud.com/find em algum navegador e faça login com seu ID Apple
- Utilizar o mesmo caminho de ativação da função Buscar iPhone em outro dispositivo conectado à mesma conta do iCloud
O menu do Buscar Meu iPhone permite a ativação de três funções:
- Tocar som: Essa opção faz o aparelho reproduzir um som para que seja encontrado.
- Modo perdido: Ativa o modo que indica que o celular foi roubado. O acesso ao iPhone é totalmente bloqueado e te envia a localização de forma automática. Mostra, além disso, o histórico de localização do dispositivo.
- Apagar iPhone: Como o próprio nome já diz, existe a possibilidade de utilizar essa função mais crítica, apagando tudo que tem no aparelho. Assim como no Android, depois de utilizar o Apagar iPhone, não será possível localizar o dispositivo novamente.
Nessas duas últimas funções, o aparelho entra no modo de Bloqueio de Ativação. Ele só pode ser acessado com login e senha do iCloud em que estava vinculado, portanto só o dono do aparelho poderia fazê-lo funcionar novamente.
Mais uma dica muito interessante, e também preventiva, é guardar o número do IMEI do seu celular. É uma númeração única de identificação global do seu aparelho, assim como os chassis dos carros. O IMEI pode te ajudar a identificar algumas informações e também localizar o seu aparelho caso seja roubado ou perdido, além da possibilidade de bloquear pela operadora.
Caso você consiga localizar seu celular com o uso dessas funcionalidades que ensinamos, mantenha seus dados em segurança, mas não tente recuperar o aparelho sozinho. Se você foi roubado, contate a polícia e faça um boletim de ocorrência. Previna-se, mantendo atualizadas as configurações para segurança dos seus dados digitais.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais para ajudar seus familiares e amigos a também escolher um ótimo celular. E acompanhe os próximos artigos do Mais Android!