Um dos principais requisitos na hora de comprar um smartphone novo, com toda certeza é a duração da bateria. No artigo de hoje vamos ajudar você a não ter mais nenhuma dúvida sobre esse tema e realmente ter um celular que possa durar um tempo maior.
As baterias são componentes dos celulares que possuem um desgaste natural, então dificilmente você vai adquirir um smartphone novo sem que a bateria dele não estrague.
Com as tecnologias atuais, as baterias vão desgastando com o tempo, como se fosse um motor de um carro, que tem aquele desgaste natural e após um tempo, realmente precisa ser substituída, então por mais que você cuide, a bateria pode ter em torno de 3 a 4 anos de vida útil.
As baterias atuais viciam?
Esse é um tema muito discutido e a resposta é simples, não.
Isso é um termo antigo e realmente acontecia com os primeiros smartphones. Já os aparelhos de hoje não tem mais o “efeito memória” que acontecia ao carregar o celular de maneira errada.
Atualmente não acontece mais isso, uma dica muito importante é que você pode carregar seu celular com 30% e tirar com 80% que ela não irá viciar.
Calor é o maior inimigo da bateria
O calor pode acabar com qualquer bateria, então o primeiro ponto para entender é, qualquer situação que você tiver carregando do aparelho com muito calor, é preciso minimizar isso para que não tenha problemas futuros.
Altas temperaturas diminuem a capacidade da bateria e podem trazer algum risco de explosão.
Dicas para aumentar a vida útil da bateria
Nunca deixa o celular carregando dentro do carro.
Isso acaba com a bateria ou pode gerar alguma explosão por conta do calor que normalmente temos dentro do veículo.
Carregar o celular em cima da cama.
Nunca faça isso, se você colocar o aparelho carregando em uma superfície fofa, o calor vai ser muito maior trazendo sérios riscos. Se você não utiliza um carregador original, isso é ainda pior.
Utilização de carregadores paralelos.
Tome muito cuidado com isso, o recomendado é que SEMPRE seja utilizado o carregador original do aparelho porque ele já tem as especificações exatas que você precisa, principalmente os celulares novos. Caso tenha perdido seu carregador, busque as especificações dele e busque marcas boas para a compra de carregador.
Carregadores rápidos.
Tome cuidado também com os novos carregadores, que prometem a carga em até 30min. Dependendo do seu aparelho, isso pode gerar problemas na sua bateria e com o tempo ela pode se desgastar mais rápido, por isso fique sempre muito atento nas especificações do carregador do seu aparelho.
Carregar o celular durante a noite.
Atualmente não tem mais perigo em deixar carregando a noite toda, com os carregadores originais. Os celulares identificam quando a carga está no máximo e ele corta o carregamento. Porém, algumas empresas especializadas dizem que o ideal é você carregar seu aparelho estando próximo de 20% de bateria e não carregar até 100%, isso porque os extremos para as baterias não fazem bem, pois o desgaste pode ser maior.
Utilizar o celular no banho.
Essa questão não é ligada a bateria diretamente, como o banho pode ter temperaturas altas e muita humidade, desgasta o aparelho e isso pode gerar algum problema com qualquer componente do seu smartphone. Já os celular com IP68 que são resistentes a água, já não precisa ter uma preocupação maior.
Carregamento por indução
O carregamento sem fio é uma tecnologia muito prática, porém gera muito mais calor e isso pode desgastar a bateria. Tente usar o carregamento sem fio apenas algumas vezes durante a semana.
Nós trouxemos essas dicas para você ter mais informações e assim poder cuidar cada vez mais do seu aparelho. E aí o que achou das dicas? Se foram úteis para você, compartilhe com um amigo que vive com o celular na tomada.
Não deixe de seguir o Mais Android no Facebook e Instagram e acompanhe tudo sobre o mundo dos celulares em nosso site, ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo e até a próxima.